Com certeza você, já deve ter ouvido falar sobre esta erva tão comentada para o ganho de massa muscular e estimulante sexual, mas o que você não sabe é que para além dessa aplicação, o tribulus possui diversos benefícios. Vamos conhecer um pouco mais sobre.
O Tribulus terrestris é um fitoterápico da família Zygophyllaceae encontrada em diversas regiões do mundo. As origens são incertas, porém alguns estudos nos trazem a informação de que a planta veio da China, India e Asia. O tribulus é considerado uma erva daninha ou também chamado de planta invasora, pois cresce em qualquer tipo de terreno e lugar, como por exemplo, na beira das estrada e, nascem espontaneamente prejudicando as vezes o crescimento ou plantio de outras espécies, tornando geralmente um problema.
Composição
Como qualquer planta, o tribulus terrestris possui uma série de fitoquímicos benéficos para o nosso comporto corpo. Dentre esses componentes, destacam-se as saponinas, flavonoides, alcaloides, tanino, cálcio, ferro, e fosforo.
Aplicações:
Essa planta é encontrada em forma de suplemento e usada por homens e mulheres devido as suas propriedades afrodisíacas e estimulantes sexuais, porem são diversos os benefícios funcionais da planta como:
- Melhora da circulação sanguínea por reduzir a pressão arterial;
- Melhora no desempenho esportivo, recuperação e resultados positivos em qualquer tipo de esporte;
- Redução de colesterol e trigligerideos ;
- Melhora da ereção e libido;
- Aumento das taxas de testosterona tanto em homens, como em mulheres;
- Diurético;
- Menousa;
- Redução das taxas de gordura;
- Diabetes.
- Estimulo da ovulação
Apresentações:
As composições dos suplementos de Tribulus Terrestris são variadas e podem ser apresentadas em diferentes apresentações, dentre elas estão nas formas farmacêuticas em Capsulas, Tinturas e em pó.
Dosagem Recomendada:
Capsulas: pode variar de 750 a 1500mg ao dia, dependendo da necessidade
individual.
Pó: pode varia entre 0,5 a 1g ao dia
Contra Indicações
O uso como diurético por indivíduos hipertensos ou cardiopatas só deve ser feito sob controle médico devido à interação com cardiotônicos. Tem-se observado que os alcalóides (harmano e norharmano) exercem uma ação neurotóxica irreversível sobre animais que consomem de forma repetida. No mais, as saponinas esteroidais apresentam uma ação hemolítica, demonstrada in vivo em cordeiros. É recomendado dose baixa e tratamento descontínuo). É contraindicado o uso durante a gravidez, a actação e pacientes com hepatopatias (PR, 1998).